Morre na capital venezuelana o presidente Hugo Chávez

Morreu na tarde desta terça-feira (05/03) o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, de 58 anos. Ele lutava contra um câncer desde 2011 e a informação oficial de seu falecimento foi feita pelo vice-presidente Nicolás Maduro, num pronunciamento na TV estatal.

Chávez chegou a viajar até Cuba, para iniciar um tratamento contra o câncer, mas voltou à Venezuela no mês passado, em fevereiro. Ele assumiu a presidência do país em 1999 e promoveu inúmeras mudanças no sistema político-econômico da Venezuela, chegando a alterar o fuso horário do país.

Após uma tentativa fracassada de golpe de estado, em 1992, que resultou na sua prisão, ele só conseguiu assumir o comando venezuelano sete anos depois. Já na presidência, em 2002, foi vítima de um golpe de estado que o tirou do poder durante 48 horas.

Líder venezuelano morre aos 58 anos, em Caracas, capital do país
Em outubro de 2012, quando foi reeleito pela última vez, Chávez apareceu poucas vezes em público, quase sempre para liderar conselhos dos ministros. As primeiras informações sobre sua doença surgiram no primeiro semestre de 2011 e foram desencontradas. A princípio, a imprensa do país divulgou que ele passaria por uma cirurgia de emergência em Cuba, mas o governo negou que a emergência se tratava de um tumor. Entretanto, semanas depois, confirmou que o motivo da cirurgia era mesmo um câncer.

O líder venezuelano voltou à Cuba pouco depois das eleições e chegou a aparecer com o cabelo raspado, por conta da quimioterapia e comentou, em tom bem-humorado: "É o meu novo visual". Em todos esses meses, ele chegou a se declarar livre da doença, mas voltou à Cuba para tratar de uma lesão na mesma região em que o tumor havia se desenvolvido. Passou também por um procedimento de radioterapia e por outras intervenções médicas.

Num episódio recente - noticiado numa das edições do Jornal do Marcus - ele acusou os Estados Unidos de terem desenvolvido uma tecnologia para causar tumores em presidentes da América Latina. Isso aconteceu quando foi declarado que a presidente argentina, Cristina Kirchner, também havia tido um câncer, informação que, mais tarde, foi desmentida. Além de Chávez, o ex-presidente Lula, o presidente uruguaio Fernando Lugo e a atual presidente brasileira Dilma Rousseff também já tiveram câncer. O ex-vice presidente José Alencar morreu em 2011 vítima da mesma doença.

Mais detalhes sobre o falecimento de Hugo Chávez, você, internauta, terá na próxima edição do Jornal do Marcus, neste mês de março. A data ainda não foi definida, mas o programa pode ser assistido no http://jornaldomarcus.blogspot.com.