Obama se reúne nesta terça-feira com líder iraquiano para discutir combate ao Estado Islâmico

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deve se encontrar ainda nesta terça-feira (14/04) com o primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, para discutir o combate ao grupo terrorista Estado Islâmico. A reunião será na Casa Branca e terá como ponto central o comércio de armas entre os dois países, além da responsabilidade do Irã – país que faz fronteira com o Iraque – sobre os conflitos na região.

Esta é a primeira viagem de al-Abadi aos Estados Unidos como primeiro-ministro. No encontro de logo mais, al-Abadi deve investir na compra de drones e de outras armas dos norte-americanos para combater a organização terrorista. A reunião também marca a reaproximação entre os dois países depois da saída de Nuri al-Maliki do cargo de primeiro-ministro iraquiano, já que a relação entre ele e o governo Obama não era das melhores.

O presidente dos Estados Unidos chegou ao poder em 2008 tendo como uma das promessas de campanha o fim da guerra no Iraque. Nos últimos meses, no entanto, duas grandes dificuldades para Obama têm sido a opinião pública, que se opõe ao início de mais um conflito, e as barreiras impostas pelo Congresso, que põe em xeque a autoridade orçamentária do presidente Obama.

Em agosto do ano passado, Obama deu início à ofensiva aérea dos EUA ao Iraque, a primeira desde que as tropas norte-americanas foram retiradas do país, em 2011. Também em agosto, o presidente ainda enviou cerca de 3.000 militares para auxiliar o exército do Iraque na luta contra o Estado Islâmico.